Dr. Pablo Vinicius

Ansiedade, falta de atenção e dificuldade para memorizar? Como o silêncio pode revolucionar seu desempenho emocional e intelectual?

Quinta-Feira,29 de Agosto

Não há dúvidas que vivemos uma época de hiperestimulação dos órgãos sensoriais, principalmente a audição.

Carros buzinando, furadeiras, britadeiras, sirenes de ambulância, spotify, vídeos no youtube, podcasts.... Não há dúvidas que vivemos uma época de hiperestimulação dos órgãos sensoriais, principalmente a audição.

Será que isso tem afetado o seu estado emocional e o seu desempenho cognitivo? Se sim, como isso pode estar atrapalhando o seu dia a dia?

O Resultado de uma pesquisa realizada na Alemanha, em 2013, pelo Research Center for Regenarative Therapies e publicada na renomada revista científica Brain, Structure and Function foi taxativo em sua conclusão: Existem processos cerebrais que só podem ser realizados em silêncio!

Para entender isso é preciso acompanhar a evolução da neurociência. Até pouco tempo atrás, acreditava-se que uma pessoa nascia com um determinado número de neurônios e ao longo da vida ia perdendo milhões deles. Ou seja, o conceito era que não havia formação de novos neurônios na idade adulta.

Felizmente, no final da década de 90 esse conceito mudou. Após várias pesquisas surgiu o conceito de neuroplasticidade, que é a capacidade do cérebro gerar novos neurônios em qualquer fase da vida. Sim isso é possível! Inúmeros estudos mostram que a atividade física, alimentação, sono e meditação são capazes de induzir a formação de novos neurônios.

Agora, esse estudo alemão revolucionou! Pelo incrível que pareça o silêncio é capaz de produzir novos neurônios!

A experiência foi feita em ratos e para comprovar a hipótese dos pesquisadores que o silêncio poderia provocar alterações cerebrais, um grupo de ratos foi deixado em completo silêncio durante duas horas por dia. Ao mesmo tempo, eles observaram os cérebros para verificar se havia alguma mudança.

O resultado foi surpreendente! O silêncio foi capaz de induzir o crescimento do número de neurônios, mas não em todo cérebro. O crescimento foi maior em uma área conhecida como hipocampo – a região do cérebro que regula as emoções, a memória e a aprendizagem!

Observaram ainda que as novas células se incorporavam progressivamente ao sistema nervoso central, e que logo se especializavam em diferente funções. Conclusão: o silêncio provocou uma mudança muito positiva no cérebro dos animais.

COMO O SILÊNCIO PODE MELHORAR SUA CAPACIDADE DE MEMORIZAÇÃO?


Até mesmo quando estamos em sono profundo nosso cérebro está funcionando. Mas de forma diferente!

É no repouso que o cérebro faz uma depuração das coisas que aconteceram quando estávamos ativos. Ou seja, ele avalia as informações e as experiências que fomos expostos, organiza e transforma em memória as informações relevantes e descarta as que não são importantes.

Esse processo não ocorre somente no sono. Acontece algo semelhante quando estamos em silêncio! A ausência de estímulos auditivos tem quase o mesmo efeito que o descanso para a memória e o aprendizado.

COMO O SILÊNCIO PODE AJUDAR NO CONTROLE DA ANSIEDADE?


Além de otimizar seu desempenho intelectual o silêncio pode ajudar no controle da ansiedade.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Cornelil, em 2002, e publicada na revista Psychological Science (Vol. 13, No. 9) identificou que crianças que vivem perto de aeroportos apresentam níveis elevados de ansiedade, pressão arterial e cortisol ( o hormônio do estresse)

O pesquisador Luciano Bernadi publicou em 2006 seu famoso estudo sobre a influência da música no sistema cardiovascular e cerebral. O resultado foi impactante:

Apenas dois minutos de silencio absoluto são mais enriquecedores do que ouvir música relaxante. Em sua pesquisa, durante o silêncio, a pressão arterial e o relaxamento eram mais intensos do que ouvindo uma música relaxante.

Conclusão:
O silencio é uma ferramenta decisiva para melhorar o estado emocional, o desempenho cerebral, a saúde e a qualidade de vida!

Vamos fazer 1 minuto de silêncio em homenagem ao silêncio?

Referências:
https://www.researchgate.net/publication/259110014_Is_silence_golden_Effects_of_auditory_stimuli_and_their_absence_on_adult_hippocampal_neurogenesis
Bernardi L, Porta C, Sleight P Cardiovascular, cerebrovascular, and respiratory changes induced by different types of music in musicians and non-musicians: the importance of silence Heart 2006;92:445-452.
https://portugal.blogspot.com/2017/10/o-silencio-torna-nos-mais-inteligentes.html?m=1





Blog

Aqui você encontra nossas últimas novidades.





Quinta-Feira,29 de Agosto

Ansiedade, falta de atenção e dificuldade para memorizar? Como o silêncio pode revolucionar seu desempenho emocional e intelectual?

Não há dúvidas que vivemos uma época de hiperestimulação dos órgãos sensoriais, principalmente a audição.

saiba mais

Quarta-Feira,21 de Agosto

Você realmente acredita que o segredo do sucesso é acordar 5 horas da manhã? Parte 2

Cronotipia é a parte da Medicina do Sono que estuda o funcionamento do organismo em relação ao dia e a noite.

saiba mais

Domingo,11 de Agosto

Você realmente acredita que o segredo do sucesso é acordar 5 horas da manhã?

Este post começa com uma história de consultório psiquiátrico. Era uma tarde de segunda feira, semana começando e mais um dia de trabal

saiba mais

Instagram

Acompanhe nosso instagram


Acompanhe o trabalho do Dr. Pablo Vinicius no Instagram.


Endereço: SEPS Q 715/915 – Edifício Pacini – Asa Sul, Brasília/DF, CEP: 70297-400
Central de Atendimento: (61) 99275-0931
Email: contato@pablovinicius.com.br
Copyright 2019 - Dr. Pablo Vinicius
Todos os Direitos Reservados

brunorios.com