Dr. Pablo Vinicius

Você realmente acredita que o segredo do sucesso é acordar 5 horas da manhã? Parte 2

Quarta-Feira,21 de Agosto

Cronotipia é a parte da Medicina do Sono que estuda o funcionamento do organismo em relação ao dia e a noite.

Você já ouviu falar de Cronobiologia? E Cronotipia? Muito provavelmente não. Porque são ciências relativamente recentes e até os profissionais de saúde não dominam esses conceitos.

Cronotipia é a parte da Medicina do Sono que estuda o funcionamento do organismo em relação ao dia e a noite. Parece complicado, não?

É extremamente simples entender esse conceito e concluirmos como isso está revolucionado o processo de aprendizado e rendimento humanos.

Cronotipia significa dizer que cada célula do organismo tem um horário melhor de funcionamento. Quer um exemplo? É só pensar em seu intestino. Tem pessoas que funcionam melhor pela manhã, outros a tarde e alguns a noite. Isso é determinado geneticamente, não tem como mudar essas características. Você pode até tentar!

Vamos imaginar que seu intestino funcione ao acordar e por alguma razão você quer que ele funcione à noite. Para isso, ao despertar, você se esforça para não ir ao banheiro e à noite você toma laxante para facilitar. Isso funcionará por alguns dias e, logo em seguida, a ordem biológica será mais forte e você retornará ao seu funcionamento cronotípico.

Com o cérebro não é diferente. Ele é formado por neurônios, que também obedecem a algum padrão cronotípico. Isso significa dizer que cada pessoa tem um melhor horário de funcionamento cerebral. As pessoas são divididas, de acordo com o cronotipo, em matutinas, intermediarias e vespertinas. Sua cronotipia é determinada geneticamente. Não tem como alterar isso!

Você consegue entender agora a grande perversidade desse livro? Que prega que o segredo do sucesso é acordar bem cedo e iniciar uma serie de hábitos saudáveis? O problema não está nos hábitos saudáveis e sim acreditar que acordar cedo é o segredo do sucesso para todo mundo.

Os matutinos amam o livro. Escrevem relatos e depoimentos de sucesso. Os vespertinos não odeiam o livro. Eles passam a se odiar. Pois começam a achar que apresentam algum problema e por isso não conseguem cumprir o que foi proposto no livro. Eles se convencem que são indisciplinados, sem persistência, sem foco e sem determinação. Logo vem a frustração e a baixa autoestima.

Precisamos entender uma coisa. Psicologicamente e biologicamente somos diferentes. O segredo do sucesso não é uma receita de bolo que serve para todos. O segredo do sucesso é identificar suas melhores características e adequar suas demandas a elas! Quer um exemplo: Se você é um ser matutino e está estudando para fazer uma prova ou concurso, concentre seus estudos no período da manhã. 1 hora de estudo no seu melhor horário cronotípico é melhor que 2 horas em um horário que seu cérebro não está em pleno funcionamento. Isso sim é eficiência!

Para saber mais sobre esse tema, não deixe de ler um livro que fiz com muito carinho. Ele chama-se A Fórmula. O título já é uma provocação, pois como vimos não existem fórmulas prontas e universais. Um grande abraço e até a próxima!




Blog

Aqui você encontra nossas últimas novidades.





Quinta-Feira,29 de Agosto

Ansiedade, falta de atenção e dificuldade para memorizar? Como o silêncio pode revolucionar seu desempenho emocional e intelectual?

Não há dúvidas que vivemos uma época de hiperestimulação dos órgãos sensoriais, principalmente a audição.

saiba mais

Quarta-Feira,21 de Agosto

Você realmente acredita que o segredo do sucesso é acordar 5 horas da manhã? Parte 2

Cronotipia é a parte da Medicina do Sono que estuda o funcionamento do organismo em relação ao dia e a noite.

saiba mais

Domingo,11 de Agosto

Você realmente acredita que o segredo do sucesso é acordar 5 horas da manhã?

Este post começa com uma história de consultório psiquiátrico. Era uma tarde de segunda feira, semana começando e mais um dia de trabal

saiba mais

Instagram

Acompanhe nosso instagram


Acompanhe o trabalho do Dr. Pablo Vinicius no Instagram.


Endereço: SEPS Q 715/915 – Edifício Pacini – Asa Sul, Brasília/DF, CEP: 70297-400
Central de Atendimento: (61) 99275-0931
Email: contato@pablovinicius.com.br
Copyright 2019 - Dr. Pablo Vinicius
Todos os Direitos Reservados

brunorios.com